quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Lampranthus (Chorinas)



Nome científico: Lampranthus

Nome comum: Chorina

Vulgarmente conhecida em Portugal por chorina é uma planta originária da África do Sul, rústica, versátil e de fácil cultivo, que se adapta com facilidade ás zonas quentes e secas. São bastante comuns nos nossos jardins.

Planta suculenta de porte rasteiro (altura máxima 25 cm) e que facilmente se cobre de flores. Pode ser utilizada para a cobertura de solos pobres devido à sua rusticidade e capacidade de adaptação.

Pode também ser cultivada em vasos suspensos ou canteiros elevados.

Deve ser cultivada em pleno sol em substrato ligeiro e com boa drenagem. A chorina é uma suculenta e portanto deve ser pouco regada, pois acumula água nas folhas.

Apresenta folhas carnudas e triangulares.

Esta planta suporta o clima marítimo e é bastante tolerante ao frio (consegue resistir a 7 graus negativos).

A floração ocorre durante os meses de Verão e existem diversas variedades de flor rosa (diversos tons), laranja, amarela e brancas. As suas flores atraem as abelhas.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Era bom conseguir identificar as plantas com flor de cor diferente, mas ainda sem flor. Fui ao viveiro e não pude comprar por não haverem plantas floridas e sem meios de as identificar. Se calhar terei de esperar até próximo Verão... Se não cair em esquecimento, da minha parte, da parte do vendedor, ou de ambos. Enfim! Ao menos posso apreciá-las em fotografia, ou noutros jardins, pois já reparei que muitas não florescem agora, mas outras sim, não sei porquê.

    ResponderEliminar
  3. Realmente são lindas. Tive a oportunidade de comprar uma muda. Nome arrependo de não comprar.

    ResponderEliminar