domingo, 14 de maio de 2017

Gazânia

Gazânia

Nome científico: Gazania rigens ou Gazania splendens.

Nome vulgar: Gazânia.

A gazânia é uma planta rasteira de porte herbáceo originária do sul da África cuja altura geralmente não ultrapassa os 30 cm. As suas flores (capítulos florais) apresentam uma variedade de cores vivas e têm aproximadamente de 5 a 8 cm de diâmetro. Uma particularidade desta espécie é que as suas flores fecham durante a noite.

Apresenta folhas estreitas verdes na face superior e cinza na face inferior. Existem muitas variedades (híbridos), com diferenças nas cores e combinações de cores, qualidade das flores e rusticidade. As flores aparentes na verdade são os capítulos florais que protegem as flores diminutas amarelas que ficam no centro.

É uma planta de clima quente, crescendo bem acima dos 18 °C. Não suporta baixas temperaturas nem geadas. Muita humidade favorece o surgimento de doenças. Necessita de uma exposição ao sol com muito pouca sombra (à sombra as flores não abrem).

Prefere solos leves e bem drenados, solos com excesso de humidade são-lhe prejudiciais pois a raiz apodrece com facilidade. Resiste bem a curtos períodos de seca quando se encontra bem estabelecida. Esta espécie tolera a proximidade do mar.

As gazânias são excelentes para bordaduras e maciços (formam tapetes) no jardim quer sozinhas quer em composição com outras plantas que não as ensombrem.  

Em regiões de clima ameno e invernos suaves esta espécie pode florescer quase durante todo o ano. Em zonas de inverno mais frio floresce do final da primavera até ao começo do outono. As flores secas (bem como as folhas) devem ser retiradas para estimular a floração.

Se o Inverno não for muito rigoroso (clima temperado) podem ser plantas perenes.


Sem comentários:

Enviar um comentário